A Google lançou recentemente a primeira plataforma "Rio: Beyond the map" [Rio: Além do Mapa], que mostra favelas cariocas a partir de vídeos em 360º. A ferramenta ainda conta com panoramas, mais de três mil imagens históricas e exposições do Rio de Janeiro. O projeto integra o Google Arts & Culture, que traz acervos artísticos de todo o mundo.
A série de vídeos disponibilizada na plataforma também apresenta histórias dos moradores das comunidades, nas versões português e inglês. Entre os destaques dos arquivos fotográficos, estão o tour interativo no Cristo Redentor e a visita ao pier Mauá.
O projeto se propõe a mostrar o lado pouco conhecido dessas comunidades informais, lar de 1,4 milhão de cariocas. “As favelas não são simplesmente um lugar, elas são um povo, e para entendê-las, você precisa entrar nelas e ver por si mesmo”, diz o vídeo de introdução do projeto, que oferece uma verdadeira imersão nessa realidade.
A Google também anunciou a atualização no Google Maps do Parque Olímpico de mais de 3 mil novos estabelecimentos comerciais e interiores de hotéis, restaurantes e bares do Rio de Janeiro. "Esta será a Olimpíada mais digital da história e, de nossa parte, teremos informações de todos os eventos, antes e depois, incluindo vídeos integrados à busca", afirmou um porta-voz do Google à agência Efe. Além disso, o Google vai disponibilizar no Youtube vídeos oficiais com os melhores momentos dos jogos em 60 países.
Fonte: Rio: Beyond the Map, Bluebus e O Povo